Você sabia que hoje (7) é comemorado o Dia Mundial do Chocolate? E que ele faz bem para a saúde? Mas não é para extrapolar na quantidade, hein? São apontadas várias vantagens ao consumo do produto, como diminuir o estresse, aumentar o tempo de vida e, até, recuperar os músculos depois da academia, entre outros.

Ao leite, negro, amargo, branco ou meio amargo estes são os tipos de chocolates presentes no mercado. A nutricionista Aliny Morais, que lista alguns benefícios do produto.

De acordo com ela, a qualidade está presente na quantidade de cacau, pois quanto mais tiver, mais benefícios traz à saúde. “O meio amargo contém 50% e, por isso, é o mais indicado. O chocolate previne doenças cardiovasculares, evita o envelhecimento precoce, combate o infarto, e é anti-inflamatório, entre outros. Ele tem antioxidantes, que protegem as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres”, ressalta a nutricionista.

Para a mulher, o chocolate vem como solução e paz durante a Tensão Pré-menstrual, a famosa TPM. “Ela libera o hormônio serotonina, que leva prazer e alegria. Ele é um grande auxiliar para elas neste período”, afirma Aliny Morais.

Segundo a nutricionista, o chocolate pode entrar como um preventivo para aliviar uma crise de tosse. “Ele pode melhorar, sim, pois contém anti-inflamatório. Além disso, ele tem vitaminas A e B”, conta. Aliny Morais afirma que o chocolate ao leite é produzido com manteiga de cacau, tendo maior quantidade de leite e açúcar. “Não é muito indicado. E estes são os mais consumidos entre os chocólatras. Quando chegam ao meu consultório alerto e fazemos um aumento considerado de cacau, adequando o paladar”, revela.

Os amantes de academias podem ficar tranquilos em relação ao consumo de chocolates. A nutricionista conta que os praticantes de atividades físicas podem consumir o tipo meio amargo. “Ele ajuda na recuperação dos músculos e o açúcar serve de combustível”, indica.

Confira a lista sobre diferenças entre os tipos de chocolate:

1. Chocolate branco não tem cacau e tem mais açúcar e gordura;

2. Chocolate ao leite é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar;

3. Chocolate meio amargo é o que tem 40% a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar;

4. Chocolate negro ou amargo é o que tem mais cacau, entre 60 a 85%, e menos açúcar e gordura.

Dia Mundial do Chocolate

A origem do Dia Mundial do Chocolate não é muito clara. Acredita-se que o chocolate entrou em solo europeu há 467 anos, mas é sabido que muito antes disso o chocolate era utilizado pelas civilizações pré-colombianas da América Central. As condições climáticas europeias não favorecem o cultivo do cacau e, por isso, as colônias americanas, durante os séculos XVII e XVIII, forneciam a matéria-prima.

Fonte: O Povo Online.

× Como podemos te ajudar?