A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) confirmou nesta sexta-feira que a cobertura obrigatória dos planos de saúde para três exames para detecção do vírus zika começa a valer a partir da próxima quarta-feira, dia 6. Os exames são o PCR (Polymerase Chain Reaction), indicado para a detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG, para verificar se a pessoa já teve contato com zika em algum momento da vida.

Segundo a ANS, os exames deverão ser assegurados para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo zika.

De acordo com Karla Santa Cruz Coelho, diretora de Normas e Habilitação de Produtos (Dipro), a incorporação dos testes laboratoriais ocorreu de forma extraordinária, com a revisão pela ANS do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, por se tratar de uma emergência em saúde pública decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

× Como podemos te ajudar?