Engana-se quem pensa que o nosso corpo precisa de líquidos apenas no verão. Por causa das temperaturas baixas é comum as pessoas esquecerem-se de tomar água durante o inverno. A sede está muito ligada ao calor e aos exercícios físicos. Mas especialistas afirmam que não beber água ou líquidos durante o inverno é prejudicial à saúde.

No inverno muita gente deixa de beber água, um fator importante que ajuda a contribuir o agravamento de quem tem doença renal. É também nessa época do ano que as pessoas perdem mais peso, porque o corpo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo aquecida. E com isso, costuma-se também perder mais líquido neste processo.

Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, consequentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio.

A água continua sendo o melhor líquido para hidratar o corpo, mas ela deve ser filtrada ou mineral. Contudo, chás, sopas e outros alimentos quentes também podem ser considerados boas escolhas no inverno. Sopas feitas com verduras, legumes e cereais integrais, além de hidratar, contribuem para a ingestão de vitaminas, minerais, fibras e uma variedade de outros componentes.

Dica: Para manter o corpo hidratado no inverno, tenha à mão uma garrafa de água mineral e uma térmica com chá quente. Aproveite para testar receitas que misturam frutas e especiarias, como canela e gengibre.

Beba água regularmente!

Fonte: Rede TEM.

× Como podemos te ajudar?