Apesar dos avanços nos tratamentos e das campanhas de conscientização, dados mostram que cerca de 20% dos pacientes portadores da doença são diagnosticados em estágios avançados

É fato que o câncer de próstata é o tumor que mais acomete os homens – excluindo os tumores de pele não melanoma. No mês de novembro, quando muitas pessoas são impactadas por campanhas de conscientização sobre a doença, um dado alarmante da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que cerca de 20% dos pacientes portadores de câncer de próstata ainda são diagnosticados em estágios avançados – o que pode prejudicar fortemente as chances de cura do tumor.

Doutor Reinaldo Uemoto, urologista do Hospital Santa Catarina, esclarece que “50% dos casos fatais de câncer de próstata podem ser evitados se o tumor for diagnosticado precocemente. Todavia, apesar de as informações sobre a doença e os tratamentos serem difundidas mais rapidamente hoje em dia, o que atenua o pré-conceito sobre o assunto, ainda são registrados números altos de negligência por parte dos homens”.

Embora, de forma geral, a conscientização da população masculina sobre o câncer de próstata tenha evoluído, o especialista ressalta que “como o tumor não possui sintomas pré-definidos, o que dificulta sua percepção, muitos homens que sabem sobre a gravidade da doença não percebem que estão em uma zona de risco”.

O médico alerta que alguns sintomas podem ser percebidos para os homens que estão em fase avançada. “Levantar diversas vezes durante a noite para ir ao banheiro, ter dificuldades para urinar, jato urinário fraco, sentir dor óssea e insuficiência renal são sinais de que o organismo não está bem e merecem atenção especial. Procurar um médico imediatamente é sempre o mais indicado”, explica.

O exame de próstata é indicado para homens acima de 50 anos. Porém, como comenta doutor Uemoto, “há alguns grupos de riscos que são aconselhados a realizar os exames a partir dos 45 anos de idade: aqueles com histórico familiar de câncer, obesos e pacientes negros, que têm maior incidência de ter o câncer que pessoas com a pele branca ou amarela”.

Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que somente no Brasil a doença é responsável por mais de 13 mil mortes por ano – uma a cada 40 minutos. A entidade ainda estima que em 2016 devem ser registrados mais de 61 mil novos casos de câncer de próstata.

Sobre o Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina, que completou 110 anos de fundação em 2016, prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, a qual compõe uma rede social que atua nos eixos da saúde, educação e assistência social. Congrega cerca de 17 mil colaboradores, distribuídos em diversas obras sociais e programas de apoio em oito Estados brasileiros.

Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 240 leitos de internação, 75 leitos de UTI, 16 salas de cirurgia, cinco Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar) e pronto atendimento 24 horas.

× Como podemos te ajudar?