De acordo com um estudo de Cambridge, pessoas com sobrepeso nâo têm bom desempenho em testes de memória

Pessoas com sobrepeso (IMC entre 25 e 30) e obesidade (IMC maior que 30) tiveram pior desempenho no teste de memória do que aquelas com um índice de massa corporal considerado normal (entre 18 e 24,99). Além disso, de acordo com os autores, a memória dos participantes foi inversamente proporcional ao IMC, ou seja, quanto maior o IMC, pior a memória

O excesso de peso pode prejudicar sua memória. Em um estudo publicado recentemente no periódico científico The Quarterly Journal of Experimental Psychology, pessoas com sobrepeso (IMC acima de 25) tiveram um desempenho pior em testes de memória.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, realizaram um experimento com 50 participantes com idade entre 18 e 35 anos e índice de massa corporal (IMC) entre 18 (normal) e 51 (obesos). Os voluntários foram submetidos a um teste de memória que consistia em um jogo de computador no qual eles precisavam esconder diferentes objetos em um cenário complexo, como um deserto com palmeiras, durante dois dias. Após este período, eles precisavam dizer aos cientistas quais objetos tinham sido escondidos e em qual lugar.

Os resultados mostraram que as pessoas com sobrepeso (IMC entre 25 e 30) e obesas (IMC maior que 30) tiveram pior desempenho no teste de memória do que aquelas com um índice de massa corporal considerado normal (entre 18 e 24,99). Eles concluíram também que o rendimento caia conforme o IMC aumentava.

De acordo com os autores, esses resultados indicam que o aumento do IMC pode levar a mudanças estruturais e funcionais no cérebro que reduzem a capacidade de formar e recordar memórias episódicas. Uma explicação para isso pode estar no efeito da gordura sobre a insulina. Segundo Lucy Cheke, líder do estudo, o excesso de gordura causa picos descontrolados de insulina no sangue, o que por sua vez atrapalha a sinalização entre os neurônios e, consequentemente, a uma redução no desempenho cognitivo.

Além disso, a redução da memória episódica – como resultado do aumento do IMC – pode contribuir para o aumento de peso, já que, muitas vezes, pessoas com memória ruim não se lembram do que comeram e tendem a comer mais.

“Nós não estamos dizendo que as pessoas com excesso de peso são necessariamente mais esquecidas. Nossa descoberta pode significar que as pessoas com sobrepeso são menos capazes de reviver vividamente detalhes de eventos passados. Isso, por sua vez, pode prejudicar a sua capacidade de usar a memória para regular o consumo de alimentos”, disse Lucy.

Uma dica da autora é prestar atenção no que se come e evitar fazer refeições com distrações como assistir TV.

Para os autores, embora este seja um estudo pequeno, os resultados mostram a necessidade de realizar mais pesquisas sobre os fatores psicológicos que podem levar à obesidade.

“Ao reconhecer e abordar estes fatores psicológicos não só podemos chegar a compreender melhor a obesidade, como podemos criar intervenções que podem fazer uma diferença real para a saúde dos obesos”, disse Jon Simons, coautor do estudo.

× Como podemos te ajudar?