Campinas – O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), sancionou uma lei que torna obrigatória a notificação à Secretaria de Saúde de todos os casos de câncer no município.

O secretário de Saúde, Carmino de Souza, disse que a ideia é que Campinas tenha um banco de dados com informações mais completas sobre os diversos tipos de câncer e possa, assim, identificar grupos de risco, avaliar e acompanhar a mortalidade, planejar e participar de estudos epidemiológicos. [Poderemos] “planejar políticas públicas ligadas à questão do câncer na nossa população, desenvolvendo programas de controle e prevenção, além de auxiliar na formação de recursos humanos de áreas afins e fornecer subsídios aos serviços que fazem o tratamento, a recuperação e o seguimento dos pacientes com câncer”, afirma.

Na mulher, o câncer de maior incidência em Campinas é o de mama, seguido do de colo uterino. No homem, o de próstata, seguido do de pulmão. A primeira causa de morte no município são as doenças cardiovasculares.

Procedimento

Todas as instituições de saúde, públicas ou privadas, que atendem pacientes com câncer para diagnóstico ou tratamento deverão informar os casos para o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), órgão da Secretaria de Saúde responsável por registrar as informações.

O Devisa já trabalha com um conjunto de doenças de notificação obrigatória, mas a lista não incluía os casos de câncer.

Campinas vai ganhar em breve uma unidade do Centro de Diagnóstico de Câncer do Hospital de Câncer de Barretos. O centro está sendo construído na Avenida das Amoreiras. Ali serão realizados exames preventivos de mama e de colo do útero.

A unidade terá laboratório, área de procedimentos e administração. Após o diagnóstico, os pacientes serão encaminhados para a rede pública nos hospitais Celso Pierro, HC da Unicamp, Celso Pierro (PUC), Mário Gatti e Ouro Verde, além da Policlínica e do Centro Boldrini.

Haverá ainda cinco carretas que farão busca ativa da doença e educação da população.

× Como podemos te ajudar?