Nossa pele é um órgão onde as trocas com o meio ambiente são uma constante. em ambientes úmidos e quentes, ela em geral é mais lubrificada e transpira mais. já no inverno, com temperaturas mais frias e umidade do ar mais baixa, há redução da transpiração e perda de água da pele em troca com o ambiente, ficando seca e desidratada. além disso, as pessoas passam a tomar banhos mais quentes e demorados, provocando a remoção da oleosidade natural da pele, perda da sua umidade  e consequentemente ressecamento cutâneo.

Várias doenças de pele tendem a se agravar nesse período, dentre elas, podemos destacar as mais comuns:

1) Dermatite atópica: doença cujo principal sintoma é a coceira e que costuma evoluir para lesões avermelhadas e que descamam, principalmente em áreas de dobras de pele, como braços, pescoço e atrás dos joelhos. Além disso, a pele desses locais se torna mais grossa, áspera e escurecida e o paciente pode apresentar também rinite alérgica, sinusite ou asma brônquica.

2) Psoríase: doença crônica e não contagiosa, muitas vezes associada à predisposição genética, que atinge principalmente adultos e pode ter fatores emocionais como gatilho para seu surgimento.  A psoríase costuma piorar no inverno pela menor exposição solar do paciente nesse período.

3) Dermatite seborréica: também conhecida como caspa, muito comum na população e ocorre geralmente no couro cabeludo e face. É uma descamação da pele causada pela desregulação sebácea. Neste caso a pele costuma apresentar muita oleosidade, descamação e coceira nos locais atingidos.

Para evitar esses sintomas, devem-se evitar banhos muito quentes, demorados e se ensaboar demais, pois isso retira a camada lipídica protetora da nossa pele, piorando o ressecamento. Sempre dar preferência ao sabonete líquido, por ter ph mais próximo do ph da nossa pele, ao invés dos sabonetes em barra, que costumam ser mais adstringentes. Também é indicado usar hidratante logo após o banho, com a pele ainda um pouco úmida, o que facilita a penetração do creme e a hidratação corporal adequada.

É importante também ter uma alimentação saudável, rica em legumes e frutas, que são fontes de vitaminas e minerais, que auxiliam na prevenção do envelhecimento cutâneo. Alimentos ricos em vitamina C (laranja, acerola, limão) também auxiliam nesse processo. Não se deve esquecer de consumir ao menos 2 litros de água diariamente, pois a redução na ingesta, muito comum nessa época fria em que as pessoas sentem menos sede, contribui para o ressecamento da pele.

Outro fator fundamental é o uso do protetor solar diariamente, uma vez que, mesmo com frio ou chuva, os raios UVA e UVB continuam incidindo e provocando danos nas células da nossa pele, resultando no surgimento de manchas, envelhecimento e até câncer de pele. A boa notícia é que essa época de menor exposição solar e temperaturas mais amenas acaba sendo a mais propícia para a realização de procedimentos estéticos dermatológicos, como peeling, microagulhamento e laser, que agridem temporariamente a pele e requerem cuidados. Vale lembrar, que é sempre importante reforçar a hidratação e seguir as orientações médicas para a rápida recuperação e sucesso nos resultados.

Fonte: Bahia Social.

× Como podemos te ajudar?