O índice de Variação de Custos Médicos-hospitalares, usado pelo mercado de saúde suplementar como referência sobre o comportamento de custos, registrou alta de 19,3% nos 12 meses encerrados em dezembro de 2015. Essa é a maior variação registrada pelo indicador produzido pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar) desde 2007.

Até junho de 2015, o indicador apresentava alta de 17,2% no acumulado de 12 meses. A título de comparação, a inflação geral do País, medida pelo IPCA, ficou em 10,67% no ano passado. O VCMH/IESS é o principal balizador real para indicar o potencial reajuste de mensalidades, que deve ser anunciado pela ANS nas próximas semanas.

A partir de 2011, o Brasil observou o agravamento da crise econômica, com impacto em diversos setores. O mercado de trabalho foi bastante impactado, assim como a renda média da população brasileira, que tem maior impacto sobre os beneficiários de planos individuais.

Dada a conjuntura econômica do país e seus impactos sobre a saúde suplementar, a alta inflação médica é uma fonte de preocupação no setor.

A VCMH tem sido impulsionada principalmente pela aceleração no índice dos procedimentos de Internação e de Exames. Estudos do IESS mostram que a Internação é o principal item dos gastos médicos em planos de saúde, principalmente devidos aos componenetes Materiais e Medicamentos.

Fonte: IESS

× Como podemos te ajudar?