Não faltam “teses” sobre doenças e saúde nos fóruns da internet. Confira os esclarecimentos dos médicos sobre as suposições mais comuns

Há um ditado popular que diz que “de médico e louco todo mundo tem um pouco”. Embora a popularização da Internet e das redes sociais tenha ajudado a divulgar informações importantes sobre saúde e prevenção de doenças, ainda é muito comum ver pessoas propagarem mitos a respeito de patologias de menor ou maior gravidade.

Um exemplo muito comum é quando o inverno chega e as mães pedem que os filhos vistam um casaco para não ficarem gripados. Mas será que ficar agasalhado impede mesmo o contágio da gripe? E tomar um chá quente, será que ajuda?

Muitas vezes as teses equivocadas em torno de algumas doenças podem provocar uma distorção do que, de fato, seria eficiente para evitá-las ou tratá-las. Para ajudar a derrubar alguns mitos que relacionados às doenças que abrangem diferentes especialidades médicas, a Dra. Manuela Alexandre, clínica geral da Unimed Jaraguá do Sul, desmistificou algumas das principais “verdades” encontradas em fóruns de discussão sobre saúde na Internet. Confira:

1 – Estar bem agasalhado e não ingerir alimentos gelados, sobretudo nos dias mais frios, são cuidados suficientes para evitar gripe e resfriado.

Gripe e resfriado são doenças causadas por vírus e a gravidade delas varia conforme a agressividade deles e a imunidade do paciente. Eles são transmitidos por contato com gotículas de saliva e pelas mãos. Por isso, para evitar gripes e resfriados, lave as mãos com frequência, principalmente após tocar objetos que podem estar contaminados. Deixe os ambientes de convivência bem arejados, alimente-se bem, faça exercícios regularmente e capriche no sono. Agasalhe-se e proteja-se do frio apenas para se manter confortável.

2 – Quem tem arritmia cardíaca não pode praticar exercícios físicos.

Pode sim, mas depende muito da arritmia, do tratamento e do exercício físico a ser praticado. Existem arritmias que não têm qualquer impacto no desempenho do coração, mas é sempre muito importante realizar uma avaliação individualizada antes da prática de qualquer esporte, principalmente por pessoas que tenham algum tipo de problema de coração.

3 – Doenças sexualmente transmissíveis são mais difíceis de serem detectadas em mulheres.

Na verdade, mulheres podem ter corrimento e dor, ou seja, costumam ser mais sintomáticas para várias doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, muitas DSTs são assintomáticas justamente nos homens. O conselho geral é para que todos, sem exceção, protejam-se sempre com camisinha, mesmo que o parceiro ou parceira não apresente nenhuma queixa ou sintoma aparente.

4 – A camisinha protege contra todas as doenças sexualmente transmissíveis.

Na verdade, não. Mas protege da enorme maioria delas. A camisinha é indispensável em todas as relações sexuais. Um exemplo de doença bem grave que escapa da camisinha é o HPV, o Papilomavírus Humano. A camisinha não isola as partes genitais externas, passíveis de infecção pelo vírus. Sendo assim, se o parceiro for portador do vírus e este se encontrar nestas regiões, poderá haver transmissão, apesar do uso do preservativo. Essa é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns tanto em homens quanto em mulheres. E um detalhe: ela é a principal causa do câncer de colo de útero. Junto com o uso da camisinha, ter bom senso, realizar exames com regularidade e ficar atento aos possíveis sintomas são as maneiras de proteger-se delas.

5 – O reumatismo é uma doença que atinge apenas pessoas idosas.

Existem várias doenças reumáticas em adolescentes e adultos jovens. O reumatismo é um conjunto de mais de 100 doenças diferentes que tem sintomas parecidos – como a dor e o inchaço das juntas –, mas se desenvolvem de maneira diferente.

6 – Colesterol faz mal à saúde.

Há dois tipos de colesterol. O LDL (colesterol ruim) em níveis baixos e o HDL (colesterol bom) em taxas mais altas protegem o nosso corpo da formação de placas de ateroma, que são depósitos de colesterol com processo inflamatório na parte de dentro das artérias, que eventualmente se desprendem e causam problemas graves como infarto cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), muito conhecido como derrame.

7 – O colesterol alto só consegue ser controlado através de medicação.

Através da mudança de hábito de vida, da melhora na alimentação e da prática regular de atividade física, é possível melhorar os índices de colesterol sem fazer uso de remédios.

× Como podemos te ajudar?