Confira os cuidados necessários para praticar esportes durante os dias quentes sem prejudicar sua saúde

1.Proteja-se do sol

Aplicar o protetor solar 30 minutos antes de sair de casa por todo o corpo e rosto é essencial antes de iniciar a prática de exercícios. Sem a proteção, a pele fica exposta à ação dos raios solares e pode sofrer queimaduras, manchas e até ficar vulnerável à doenças como o câncer.

Invista em produtos com FPS sempre acima de 30 e à prova d’água ou específicos para o momento de se exercitar. Dessa forma, você impedirá que o suor retire parte do cosmético protetor. Além disso, turbine a proteção ao sol também com alguns acessórios, como viseiras e bonés.

2.Fique sempre hidratada

Com o aumento do calor, o organismo passa a utilizar mais líquido para se resfriar e conseguir manter a temperatura em equilíbrio. Por isso, é necessário redobrar o cuidado com a hidratação durante essa época do ano e ter sempre à mão uma garrafa d’água ou de isotônico para repor todo o líquido gasto durante o exercício.

“Durante o treino, é importante lembrar que a ingestão de líquidos deve ser feita aos poucos, sem grandes goles de uma só vez. Assim, você evitará um desconforto no estômago durante o esforço corporal”, explica o educador físico Fábio Aquino, de São Paulo.

3.Se alimente corretamente antes do exercício

Independente da estação do ano, ingerir os nutrientes necessário antes de se exercitar é indispensável. No verão, a má alimentação pré-treino aliada ao calor do ambiente pode levar à queda de pressão. Aposte em alimentos integrais, frutas e legumes para deixar as refeições cheias de nutrientes importantes para o corpo.

4.Fique atenta aos horários

O sol intenso não é aliado da saúde. Por isso, escolher horários alternativos em que os raios estão mais fracos, como pela manhã ou à noite, e fugir do período entre 10h e 16h é o indicado na hora de se exercitar. Se possível, opte por locais abertos que ofereçam sombra para se proteger.

5.Use roupas leves

Ficar confortável enquanto pratica esportes pode ajudar até com a performance do exercício. Para os dias quentes, prefira tecidos que facilitam a ventilação e que não absorvem a água, assim você evitará que o suor deixe as peças úmidas.

Fonte: Boa Forma.

× Como podemos te ajudar?