A Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), que representa operadoras de planos de saúde do Brasil, lançou a campanha “Saúde Sem Fraude” no Dia do Consumidor para alertar sobre o aumento dos golpes e fraudes em plano de saúde durante a pandemia.
A digitalização do pedido de reembolso para consultas e exames facilitou as fraudes e desperdícios, aumentando os prejuízos. A campanha educativa da Fenasaúde contará com cartilhas, vídeos, entrevistas e postagens para alertar usuários e empresas sobre práticas fraudulentas, como o uso de reembolso para procedimentos em clínicas de estética e a falsificação de documentos. A diretora-executiva da Fenasaúde, Vera Valente, alerta que essas práticas prejudicam a todos e aumentam os custos dos planos de saúde.
Os consumidores devem se conscientizar de que reembolsos indevidos e procedimentos desnecessários terão um efeito dominó, impactando todo o sistema de saúde, inclusive o Sistema Único de Saúde (SUS). A Fenasaúde lista outros problemas, como a apropriação de valores dos clientes por parte dos corretores e o superfaturamento de órteses, próteses e materiais especiais por parte dos prestadores.
A entidade orienta os usuários a darem preferência a prestadores de confiança e a realizar o pedido de reembolso diretamente à operadora, além de nunca compartilhar o login e senha do aplicativo do plano.
Nós da B2 saúde & bem-estar também estamos fazendo uma campanha de conscientização e acreditamos que juntos somos mais forte ao combate à fraude.
Para ler a matéria completa acesse o link: https://extra.globo.com/economia/noticia/2023/03/plano-de-saude-operadoras-apertam-o-cerco-a-fraudes-saiba-como-evitar-problemas.ghtml
Para acessar a campanha: https://saudesemfraude.com.br/
#saúdesuplementar #fraudesemplanosdesaúde #prejuízosaoplanodesaúde #dicasparaevitarfraudes