Em 2021, mais de 40 pessoas morreram por dia em consequência do câncer de próstata

Câncer

De modo geral o câncer é uma doença silenciosa e sem sintomas. Por isso, a importância dos exames preventivos é fundamental. Bem como, manter hábitos saudáveis na rotina diária. 

No caso do câncer de próstata, os sintomas aparecem quando a doença já está em estágio avançado. Os principais sinais são: sangue na urina ou sêmen, e disfunção erétil sem razão aparente.

De acordo com uma publicação da Agência Brasil, entre 2019 e 2021, o câncer de próstata levou mais de 47 mil pessoas a óbito no Brasil. Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, esse número deve aumentar em 2022. Entretanto, quando detectado em estágio inicial, o índice de cura do câncer de próstata passa de 90% dos casos.

Prevenção –  7 coisas básicas que todo mundo deve fazer

Com o avanço da ciência, é preciso levar em conta as causas relacionadas aos primeiros anos de vida. E também, ao fator genético. Porém, para reduzir os riscos de desenvolver um câncer, coloque esses hábitos na sua rotina.

  • Use filtro solar todos os dias.
  • Evite o tabagismo.
  • Mantenha a saúde do seu sono.
  • Evite a ingestão de bebida alcoólica. Em excesso, nem pensar!
  • Pratique atividade física regularmente.
  • Tenha uma alimentação saudável. Alimentos processados devem ser evitados!
  • Faça os exames preventivos e as consultas periódicas, pelo menos 1 vez ao ano.

Ou seja, a melhor maneira de prevenir o câncer de próstata, para a detecção precoce da doença, é fazer um “check up”. Afinal, no ‘check up’ você tem acesso a dosagem de PSA. Realizar o exame de toque retal também é fundamental.

“Um estudo recente do hospital Brigham and Women’s e da Universidade Harvard diz que esse pode ser o caso especialmente em cânceres que ocorrem antes dos 50 anos.”

Câncer de Mama

Os números do câncer de mama continuam significativos e preocupantes. Afinal, ainda é o tipo que mais leva mulheres a óbito. A cada 100 mil mulheres, mais de 11 mil vão a óbito em decorrência do câncer de mama. Entretanto, quando detectado em estágio inicial, o índice de cura chega a mais de 90% dos casos.

Câncer de mama

Um dos sintomas do câncer de mama é a retração do mamilo. Outro sintoma característico é a secreção aquosa ou sanguinolenta, também  pelo mamilo. Além disso, os pequenos nódulos palpáveis, que podem ser sentidos no autoexame, na região das axilas ou da própria mama, devem acender um sinal de alerta. 

ANS e SUS – Como funciona a cobertura para o tratamento de Câncer no Brasil

Pela lei, qualquer paciente com câncer tem direito ao tratamento, cirurgia, quimioterapia, radioterapia, exames, internações, procedimentos e medicação, pelo SUS – Sistema Único de Saúde

O tratamento deve começar em até 60 dias após o diagnóstico. Caso haja algum problema, o paciente deve procurar a secretaria de saúde do município. Em casos mais extremos, pode ser necessário acionar o Ministério Público. 

No caso de pessoas com plano de saúde, que optem por fazer o tratamento pela iniciativa privada, é preciso antes verificar o contrato. Porém, foi aprovado uma resolução normativa no Diário Oficial da União, que obriga,  dentro do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, sob responsabilidade da ANS, a cobertura por parte dos planos do custo de quatro medicamentos contra asma grave, câncer de ovário e rim. São eles: Dupilumabe, Niraparibe, Axitinibe e Cabozantinibe, em combinação com Nivolumabe.

Se for comprado de forma particular, esses medicamentos variam de R$10 a R$30 mil reais.

Outubro Rosa & Novembro Azul

Embora seja focado no combate ao câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente, a campanha das cores visa despertar a importância da saúde integral, tanto da mulher quanto do homem. 

A ênfase das ações se dá sempre na medicina preventiva e na quebra de tabus quanto aos exames, especialmente quanto ao toque. O combate aos hábitos nocivos à saúde como o uso excessivo de álcool, tabagismo e o sedentarismo também são destaques nas campanhas. 

Quanto à nova legislação para a liberação de medicamentos, é preciso considerar a importância desse avanço no campo do direito à saúde. Entretanto, sem investir em ações educacionais, especialmente quanto ao uso dos remédios, novas coberturas serão apenas novos custos para o orçamento das empresas, que certamente irão impactar no custo dos planos de saúde para o consumidor final. Em outras palavras, é preciso incentivar o cuidado com a saúde, para mudar o cenário e as estatísticas. E é nessa linha que a SBU – Sociedade Brasileira de Urologia traz a mensagem “saúde também é papo de homem”, na campanha do Novembro Azul deste ano.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe para chegar mais longe!

× Como podemos te ajudar?