Realizar uma gestão de crise no contexto da saúde emocional dos funcionários tem sido uma pauta cada vez mais relevante no universo empresarial 

Fortalecer a saúde emocional dos funcionários e gerenciar os incidentes críticos, contribui para a continuidade do sucesso de um negócio. 

Incidentes críticos acontecem a todo momento e em qualquer lugar. Para conduzir bem uma situação, é preciso que haja intervenção psicossocial em casos de crise ou emergência.  Em circunstâncias de grandes catástrofes, a situação é mais delicada. Por isso, é preciso haver capacitação especializada.

Segundo informações do mercado de saúde emocional, nos últimos 3 anos, a demanda por questões emocionais entre trabalhadores e familiares tem sido a maior, dentro dos programas de apoio aos funcionários, nas organizações com essa política. 

Os números do impacto da Saúde Emocional na empresa

Esse estudo aponta que dos mais de 30 mil atendimentos realizados pela empresa, mais de 40% eram de natureza psicoemocional. Dentre eles: estresse, depressão e ansiedade. Os outros 60% se dividiram entre:

  • Mais de 30% de ajuda com problemas jurídicos (separação e pensão)
  • Cerca de 20% procuraram por ajuda para solucionar problemas sociais (previdência social e internações hospitalares)
  • Pouco mais de 5% solicitou suporte para problemas financeiros
  • E, por fim, os incidentes críticos não somaram 5% dos registros

“Ter esse serviço de apoio emocional dentro das empresas, além de cumprir um papel social, melhora a produtividade dos colaboradores.” – Jorge Charles, chefe executivo da B2 Saúde. 

saúde emocional equilíbrio

De acordo com o CEO, a crescente busca por ajuda no âmbito psicoemocional tem se dado pelo sucesso dos programas de apoio, com um perfil de via de mão dupla. Ou seja, o colaborador confia que essa busca vai ajudá-lo sem risco de demissão e a empresa ganha com maior controle de absenteísmo.

Outro ponto positivo para as empresas, dentro dessa estratégia de intervenção psicossocial, especialmente em situações de crise, é o controle favorável à diminuição dos incidentes críticos. Além disso, outro indicador que tem aparecido, é quanto à prevenção relacionado aos traumas. 

Empresas que investem em gestão de saúde emocional de seus colaboradores têm melhor produtividade e menos risco de incidentes críticos. 

E aí, como anda essa gestão na sua empresa?

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