A campanha das cores está cada vez maior diante do tanto de assuntos que precisamos ter atenção. O chamado “Junho Laranja” busca conscientizar sobre doenças do sangue, como por exemplo anemia e leucemia.

A cor laranja, traz um alerta para que as pessoas fiquem atentas aos sinais que o corpo dá sobre a Anemia e a Leucemia, ambas doenças que acontecem no sangue.

Consequência da diminuição na produção natural de glóbulos vermelhos no sangue, a Anemia pode ser também um sintoma de outras doenças. Falta de ferro ou de vitaminas estão entre as principais causas da Anemia. Para identificá-la, basta um simples exame de sangue.

A anemia ferropriva reduz a produtividade no trabalho e a capacidade de aprendizado. Atrapalha o crescimento, causa apatia, perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e até mortalidade perinatal.

Muito comum, pode inclusive ser sintoma de diversas outras doenças, como lúpus ou de enfermidades de origem imunológica. Identificada precocemente seu tratamento é simples. Mas se for diagnosticada tardiamente pode levar a necessidade de transfusão de sangue e até mesmo ao óbito.

A Leucemia, por sua vez, é um câncer que pode ter características aguda ou crônica. Para ter um diagnóstico é preciso fazer um hemograma completo. Porém, existem casos em que a investigação precisa ir além do exame de sangue, podendo chegar a fazer uma biópsia óssea.

Anemia

Poucas pessoas sabem, mas existem diferentes tipos de anemia. São elas: anemia por deficiência de ferro; anemia perniciosa e deficiências de vitamina B12 e ácido fólico; anemia aplástica; anemias hemolíticas e anemia das doenças crônicas.

Suas causas também são por diferentes motivos. E ainda, possuem graus distintos de intensidade. Para identificá-la, o primeiro exame a ser feito é o hemograma¹. 

Definida pela OMS – Organização Mundial de Saúde, “como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.”

A anemia ferropriva é a mais comum e atinge de modo geral as mulheres. Porém, homens e idosos também podem ser afetados pela doença. Estima-se que 90% das anemias sejam causadas por deficiência de ferro no organismo.

Apesar de ter sintomas inespecíficos e se fazer necessários exames de sangue laboratoriais para confirmar o diagnóstico, a anemia dá alguns sinais. Como, por exemplo: fraqueza ou cansaço generalizado; falta de ar, de apetite e de disposição para trabalhar; palidez de pele e mucosas; dificuldade de aprendizagem; dor de cabeça frequente; tontura; dor no tórax; sensação de frio, mesmo quando a temperatura está ‘agradável’; falta de sensibilidade nas mãos e pés, entre outros.

Como consequência em crianças e jovens em fase de crescimento, a anemia ferropriva pode causar retardamento no processo de crescimento, perda de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e até mesmo mortalidade perinatal. Em gestantes, a anemia ferropriva aguda pode causar a morte da parturiente ou estar associada a causa óbito.

São fontes de ferro: carnes vermelhas (fígado e “miúdos”), carnes de aves e de peixes; mariscos crus; leites enriquecido com ferro; folhosos verde-escuros (agrião, couve, cheiro-verde, taioba); leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos com ferro; entre outros.

Leucemia

A leucemia é uma doença progressiva que se caracteriza pela proliferação de células cancerosas no sangue. São mais de 12 tipos de leucemia, todas ainda com origens desconhecidas. 

Na medula óssea são fabricadas as células sanguíneas e na cavidade dos ossos, conhecida como tutano, são encontrados os leucócitos (glóbulos brancos), hemácias (glóbulos vermelhos) e as famosas plaquetas. Por isso, quando no exame de sangue há alguma alteração desse trio, a investigação passa a ser mais profunda.

Quando há um diagnóstico de leucemia, a célula sanguínea sofre uma mutação genética e se transforma em célula cancerosa. Essa célula se multiplica rápido e morre menos, se comparado com as células saudáveis. Assim, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células cancerosas.

“A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.”

Apesar de, geralmente, não apresentar sintomas, nos estágios iniciais, a leucemia pode dar alguns sinais. Para confirmar um diagnóstico de leucemia é preciso fazer um mielograma (exame da medula óssea). 

“Os sintomas mais evidentes em Maria Eduarda foram: dores nas pernas, placas/hematomas roxos nas extremidades, febre, dor de cabeça, dor na barriga e ínguas.”, comentou Thasya Gomes. A filha, segundo ela, tinha muitos sintomas, mas apareciam de maneira intermitente. 

Após o mielograma dar negativo e a menina, na época com 5 anos, ter febre alta, intensa e oscilante por 40 dias, a situação se agravou e a internação foi inevitável. Foi quando os médicos indicaram a realização da biópsia da medula óssea². Resultado do patologista: Medula inflamada. Diagnóstico: leucemia³. 

Sintomas como: febre sem razão aparente, perda de apetite constante, anemia, suores noturnos, inchaço dos gânglios linfáticos, sangramentos e hematomas que aparecem com facilidade e sangramentos nasais, dor nos ossos ou nas juntas, infecções recorrentes, entre outros, podem ser sintomas de leucemia. Porém, para se ter um diagnóstico é preciso fazer exames com pessoas da área médica, habilitadas para tal especialidade. 

Anemia e Leucemia, o que elas tem em comum?

Ambas são doenças do sangue, porém totalmente diferentes. A anemia não causa leucemia. Mas um quadro de leucemia pode causar ou agravar uma anemia. Em outras palavras, quando os glóbulos vermelhos não são produzidos em quantidade suficiente, em virtude da leucemia, a anemia é causada.

Quando as células leucêmicas começam a se infiltrar na medula, a produção de glóbulos vermelhos saudáveis, plaquetas e glóbulos brancos diminui. Com a diminuição no número de células normais, os sintomas aparecem. Uma baixa contagem de glóbulos vermelhos causa anemia, fadiga e palidez.

Prevenção

Diferentemente de outros tipos de câncer, como o de pulmão, por exemplo, não há fatores de risco conhecidos para a leucemia. Sendo assim, não há como prevenir. Já a anemia, entre outras medidas de prevenção, ter hábitos saudáveis e alimentação equilibrada, rica em ferro é um dos caminhos para evitar a doença.

Vale destacar que somente médicos, médicas e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações deste conteúdo possuem caráter informativo e educativo.

¹O hemograma mede a quantidade e a proporção de diferentes tipos de células no sangue.
²Exame feito com fragmento do osso da bacia que é retirado e enviado para a análise de um patologista.
³Maria Eduarda atualmente está curada, com 20 anos e mora no Rio Grande do Norte.

× Como podemos te ajudar?