Presenteismo - mais um desafio para os departamento de Recursos Humanos

Presenteismo – mais um desafio para os departamento de Recursos Humanos

Todo o time de Recursos Humanos e as lideranças estão envolvidos com inúmeros desafios durante essa pandemia relacionado as pessoas.

Já estávamos adaptados a lidar com ações preventivas ao absenteísmo (falta ao trabalho) e surgiu mais um desafio: o presenteísmo – a ausência mental e queda de produtividade da equipe no trabalho remoto.

Empatia é a palavra do momento para a liderança. É preciso ter proximidade com cada colaborador e entender a situação individual, pois trabalhar em casa nem sempre é bom para todos. Falta de ergonomia nos móveis disponíveis ou ausência de local privativo para o horário de trabalho remoto, influências emocionais e estresse gerado pelo isolamento social e a convivência nessa nova rotina, muitas vezes causando até problemas de relacionamento entre familiares, medo e luto relativo aos riscos das doenças, entre tantas variáveis do momento. Precisamos nos tornar pessoas que entendem de pessoas, afinal o melhor do ser humano é ser humano.

Compartilhamos aqui algumas boas práticas indicadas por empresas que conseguiram mapear algumas ações que tiveram resultado através da liderança para evitar o presenteísmo:

Mantenha o clima online saudável: incentivar o trabalho em equipe, de uma maneira que envolva e ofereça o reconhecimento e o crescimento de todos.

Acompanhe os resultado da equipe: todos em algum momento tiveram ou terão alguma queda nos resultados. Através da gestão ativa, é possível identificar o foco de possível problema e oferecer ajuda proativa. A ajuda mútua irá fortalecer o laço entre as pessoas.

Promova “papos virtuais” sem o formato de reunião para conseguir identificar oportunidades e tenha o papel de escuta aos colaboradores. Nunca foi tão importante ouvir.

Dê feedbacks individuais direcionados as necessidades e ao perfil de cada um da equipe. É necessário personalização.

Promova eventos online com sua equipe e se possível envie um Kit personalizado para cada um receber em casa. Hoje existe a disponibilidade desde copos personalizados até cestas específicas para happy hour. Se não houver verba, nada que chocolate ou um cartão personalizado não anime o pessoal.

Fique atento a problemas emocionais dos seus colaboradores: o número de pessoas ansiosas, estressadas e com ideação suicida aumentou muito nesse último 1 ano e meio. Ações preventivas como o plano de apoio ao empregado (EAP) tem trazido excelentes resultados na diminuição desse número dentro das empresas.

Se cuide: é importante que vocês do Departamento de Recursos Humanos cuidem de sua saúde física e mental. Só podemos ajudar as pessoas se estamos bem. Não tenham vergonha de pedir ajuda.

Parece simples, mas são ações complexas que exigem o comprometimento de toda a liderança. Desejamos sorte e sucessos a todos.

× Como podemos te ajudar?