As doenças cardiovasculares na mulher já ocorrem em número superior ao câncer ginecológico. Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), respondem por um terço das mortes no mundo, com 8,5 milhões de óbitos por ano, ou seja, mais de 23 mil mulheres por dia. Entre as brasileiras, principalmente acima dos 40 anos, as cardiopatias chegam a representar 30% das causas de morte, a maior taxa da América Latina.
Diante desse preocupante problema, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) lança a campanha permanente “Mulher Coração”, a fim de orientar e alertar as mulheres de todo o Brasil sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, é a madrinha da iniciativa, que será oficialmente apresentada à imprensa em um brunch, no dia 29 de julho, no Hotel Renaissance, em São Paulo, a partir das 10h.
Viviane comporá a mesa solene ao lado do professor Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e professor titular de Clínica Médica da Escola Paulista de Medicina (Unifesp).
“A mulher muitas vezes não sente a dor no peito pode ser o primeiro sinal de alerta de problema cardíaco grave. Por vezes, elas não valorizam as palpitações e a hipertensão arterial lábil, o que acaba por retardar o diagnóstico, fazendo com que o problema cardiovascular passe facilmente despercebido” atesta Antonio Carlos Lopes. “Daí a relevância de esclarecer a sociedade sobre as várias manifestações das doenças cardiovasculares que, nos dias de hoje, acabam acometendo a mulher cada vez mais cedo. O trabalho a ser desenvolvido neste contexto, com a importante participação da Vivianne Senna, certamente cumprirá com os objetivos propostos”.