Apesar do ano ser dividido em quatro estações, estamos vivendo dias de intenso calor. Com isso, muitos atletas e amadores aproveitam ainda mais o tempo bom para realizar a prática de exercícios ao ar livre. Mas é preciso muita atenção ao expor o corpo diante dos raios ultravioletas. “Os cuidados com a pele devem ser mantidos em todos os períodos do ano. E mesmo em dias nublados e chuvosos, há incidência de radiação solar, esta que tem efeito cumulativo” comenta a dermatologista da Clínica Livon, doutora Vanessa Cristina Soares.

Por isso, não é bobagem quando os especialistas alertam para o uso contínuo do filtro solar e dos demais itens de proteção. E há várias maneiras de se proteger contra os efeitos nocivos do sol. “Quando falamos de fotoproteção tópica, trata-se do uso de protetores solares. Já a “mecânica” quando usamos vestuário, tendas, chapéus e óculos de sol.

Vanessa aproveita ainda para explicar que a radiação UVB é aquela responsável por causar as queimaduras solares e o câncer de pele. Já a radiação UVA atinge mais profundamente a pele, provocando ao longo dos anos, o surgimento de manchas e do fotoenvelhecimento. “Sendo assim, é importante sempre observar se o filtro solar contém a sigla FPS, que indica o fator de proteção solar, e “PPD”, que também protege contra os raios ultravioletas”.

Hidratante x duchas

A dermatologista lembra que a exposição solar frequente e o aumento do número de banho e duchas entre os praticantes de esporte ao ar livre exigem um cuidado especial com a pele.

“Além da ingestão de líquidos adequada, é recomendada a aplicação de creme corporal logo após o banhos e duchas para evitar o ressecamento da pele. E, além do uso de bonés, chapéus e óculos de sol, a pessoa deve usar o fotoprotetor (que é a mesma coisa que protetor ou filtro solar). Todos esses itens devem ser usados sempre”.

× Como podemos te ajudar?