por Charles Lopes
O custo do benefício saúde está cada vez mais alto e as companhias não estão conseguindo financiar esse recurso. As empresas buscam diariamente o equilíbrio entre um bom plano de saúde, que atenda de forma satisfatória sua população, e que mantenha as metas de gastos dentro do planejado. A luta pela redução de custos, a necessidade de centralizar as informações para tomada de decisões e ter o máximo de dados da forma mais rápida possível, transformam a tecnologia, sem dúvida, numa das mais fortes aliadas para o sucesso dessa empreitada.
Uma frente importante de atuação é o trabalho junto aos colaboradores para que façam um uso mais responsável e consciente do benefício saúde. Não adianta apenas resultados rápidos e de curto prazo. A realização de ações emergenciais, como redução do benefício, troca de operadora de saúde e inclusão de coparticipação, podem ser fundamentais para redução dos custos, mas devemos lembrar que a cultura de como utilizar o benefício da maneira mais consciente é a maior barreira. Baseado nesses fatos, ações educacionais podem e devem ser desenvolvidas. A desinformação é a grande vilã. A melhor forma de educar é por meio de uma comunicação direta e eficaz, que trate o indivíduo de forma particular.
Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, as empresas têm uma excelente ferramenta nas mãos.O celular é um aliado tanto para a comunicação como para o monitoramento de pacientes. Por meio dele é possível atender todas as áreas envolvidas no processo, por exemplo: documentação do plano, pedidos de reembolsos, clubes de descontos, rede de prestadores e, até, alertar o paciente de que ele precisa tomar sua medicação ou mesmo questioná-lo sobre a interrupção de um tratamento. Ou ainda aliá-lo a uma central médica, orientada a preservar e melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
As possibilidades são muitas. A tecnologia está aí para otimizar os recursos, facilitar o compartilhamento de informações e contribuir para a melhora da sua saúde e das estratégias da empresa.Uma empresa que tem todas as informações importantes em suas mãos terá sempre as melhores condições para tomada de decisões. Decisões que antes eram apenas do RH, hoje são estendidas às áreas de compras. A tecnologia está aí, basta utilizá-la de forma inteligente!
Fonte: Saúde Business.