O diabetes e a obesidade são dois problemas de saúde que afetam de maneira intensa a vida dos brasileiros. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 16 milhões de habitantes sofrem com o diabetes, e 17,9% dos que estão na faixa do sobrepeso são obesos. Há ainda o quadro que junta as duas doenças, em um quadro chamado “diabesidade” (diabetes + obesidade), criando dificuldades ainda maiores para quem está com o diagnóstico. Pensando nisso, o endocrinologista de Brasília, Flávio Cadegiani, da Corpometria, organiza o 1º Summit Brasil de Diabesidade, para discutir as melhores formas de tratar a doença. O evento será realizado no dia 22 de outubro, às 16h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) – SCES Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul, Brasília. Para participar do evento, é necessário realizar inscrição em www.diabesidadebrasil.com.

Segundo o endocrinologista, a necessidade de se discutir o tema é de extrema importância. Diagnosticado como obeso durante boa parte de sua infância e adolescência, Cadegiani sabe de todas as dificuldades para se reverter o quadro. “Ser obeso significa ter maiores propensões a diversos tipos de doenças, como infarto, derrames e problemas respiratórios. Soma-se isso à diabetes, e o quadro clínico fica bastante complicado. O paciente diabético requer condutas e tratamentos mais agressivos e metas mais audaciosas de parâmetros clínicos, como peso e circunferência abdominal, e laboratoriais, como exames de fígado, colesterol e açúcar, a fim de prevenir complicações.”

Para Cadegiani, esse evento será a maior plataforma de conhecimento sobre as doenças no Brasil, pois será um evento totalmente direcionado. “Dentro de todo preconceito, existe a falta de conhecimento, e aqui não é diferente. Os médicos têm receio de introduzir medicamentos para obesidade e tardam muito para começar a tratar diabetes, o que já pode ser, e normalmente é, tarde demais. Para obesidade, a gente pode até conhecer os medicamentos para prescrever, mas não sabe como nem quando retira-los.”

Um dos convidados é o endocrinologista e referência mundial na pesquisa sobre diabetes, Andrej Janez, chefe do Departamento de Endocrinologia do Hospital de Ljubljana, na Eslovênia, e professor convidado atual da University of California Los Angeles, em San Diego, que ministrará aulas sobre seus estudos.

O endocrinologista ressalta que o evento é aberto para profissionais médicos de diversas especialidades, “porque obesidade e diabetes atingiram tamanha prevalência que é inviável que somente endocrinologistas tratem”. Nutricionistas, psicólogos e demais profissionais atuantes na área da saúde também poderão participar.

× Como podemos te ajudar?