Pela primeira vez, campanha abrange público de 9 a 15 anos.

Serão oferecidas todas as vacinas disponíveis pelo SUS.

A Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorre em todo o Brasil, começa nesta segunda-feira (19) e vai até o dia 30 de setembro. Em cidades do Rio Grande do Sul, em função do feriado Farroupilha, o atendimento será suspenso na terça-feira (20), mas continua normalmente a partir do dia 21.

Pela primeira vez, serão oferecidas todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas.

Conforme levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, mais de 1,6 milhão de crianças e jovens fazem parte dessas faixas etárias.

O objetivo principal da campanha é estimular que os pais levem os filhos para colocar em dia a carteira de vacinação. A apresentação da carteira será fundamental para o atendimento.

Contra pólio, devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade que ainda não tenham completado o esquema vacinal – que consiste em três doses da vacina injetável e mais duas doses de reforço em versão ora, a gotinha. Crianças que fizeram cinco anos em 2016 são consideradas imunizadas contra a poliomielite

‘Dia D’ será no sábado (24)

Sábado (24) será o dia D da Mobilização Nacional, quando todas as unidades de saúde deverão estar abertas para a vacinação. Em Porto Alegre, as 141 unidades estarão abertas das 8h às 17h.

As vacinas que fazem parte do Calendário de Vacinação da Criança e do Adolescente estarão disponíveis, entre elas a tríplice viral (proteção contra sarampo, caxumba e rubéola), dupla adulto (proteção contra difteria e tétano), HPV (proteção contra câncer de colo de útero e verrugas genitais) e a nova pólio oral bivalente (prevenção contra poliomielite).

× Como podemos te ajudar?