Você sabia que mais da metade das mulheres apresentam, ou já apresentaram, algum desses tipos de crise? Irritabilidade, depressão, inchaço, dores nas mamas e alterações de apetite são sensações sentidas entre 7 e 10 dias antes da menstruação e que se vão com o início do fluxo.

A boa notícia é que com alguns cuidados com a sua alimentação, essas sensações podem ser amenizadas. Alimentos integrais, frutas, vegetais, cereais, grãos. Além disso, o equilibro entre proteínas animais e vegetais e, por vezes, suplementação de alguns nutrientes, são medidas importantes.

Aumentando a hidratação e fracionando suas refeições, você vai sentir diferença naquela sensação de inchaço, sabe?

Grande parte das mulheres também sentem uma mudança no hábito intestinal. Para isso incluir fibras ajuda a controlar todo o processo e também, o apetite.

Um outro alimento muito interessante e benéfico é a Soja. Fonte de isoflavonas, ela ajuda a diminuir a dor nas mamas e a sensação de peso no baixo ventre. Mas é importante ter cuidado! Muitas pessoas apresentam sensibilidade em relação a Soja. Algumas pessoas apresentam inchaço,muita fermentação (produção de gases), entre outros sintomas. Por isso é extremamente importante se consultar com um nutricionista antes de iniciar alguma dieta.

Alguns outros alimentos devem ser ingeridos com cuidados durante o período pré-menstrual. Um deles é o sal, que quando consumido em excesso aumenta a retenção de líquidos e o edema. O consumo exagerado do sal estimula uma maior liberação de insulina pelo pâncreas, ou seja, além de provocar inchaço, ele também ajuda a engordar.

Também deve ser evitado o consumo em excesso de cafeína, açúcar, gorduras animais e álcool. Talvez seja interessante você buscar as gorduras presentes em óleos de linhaça prensados a frio, ou nas sementes de girassol e gerelim, no abacate e no óleo da prímula (nesse caso, encapsulado). Estas gorduras podem ajudar muito.

A prática regular de exercícios físicos além de melhorar sua saúde, ajudam a aliviar os sintomas da fadiga e alterações de humor, que são característicos dos períodos e TPM. Uma boa noite de sono também ajuda a controlar a ansiedade e dores de cabeça.

Resumindo, o ideal é manter uma rotina saudável, buscando os melhores hábitos alimentares, prática regular de atividade física e descanso regular.

× Como podemos te ajudar?