Pacientes cardíacos que tiveram infarto agudo do miocárdio e angina crônica e que não respondem a terapia medicamentosa poderão ser tratados com a neuromodulação. Isto é, um marcapasso implantado na medula torácica, que pode aumentar o fluxo sanguíneo cardíaco e controlar a dor. Aprovado pela Anvisa, a neuromodulação é destinada aos pacientes que passaram por procedimentos cardíacos e, mesmo com medicações, ainda sentem dores.

A neuromodulação tem o objetivo de aplicar estímulos sobre a medula espinhal para interromper os sinais de dor transmitidos da medula para o cérebro. De acordo com o neurocirurgião do Hospital do Coração (HCor), Antonio De Salles, é um tratamento seguro e eficaz para o controle da dor crônica, como a dor da angina – causada pela falta de sangue no coração.

“Um sistema chamado neuroestimulador medular é implantado no paciente. Este sistema utiliza um eletrodo sobre a medula, ligado a um dispositivo semelhante a um marcapasso, que entrega estímulos leves sobre a medula, que assim bloqueiam os impulsos de dor que seriam transmitidos ao cérebro”, esclarece Dr. De Salles.

Segundo o neurocirurgião do HCor Neuro, o marcapasso tem duas funções: bloquear a dor que vem do coração para o cérebro e aumentar o fluxo sanguíneo no coração. “Já operamos 30 pacientes em Los Angeles, por meio desta técnica, e 70% foram beneficiados. Agora vamos iniciar este procedimento em prol dos pacientes do HCor”, explica.

Com uma incisão de três centímetros nas costas do paciente, é implantado um eletrodo na coluna. Já o marcapasso é colocado na barriga e os fios ficam embaixo da pele. Assim que ligado o marcapasso os estímulos começam a controlar a dor crônica.

× Como podemos te ajudar?