Banco fará a assessoria financeira da cooperativa. Prédio e operação de hospital podem ser vendidos

A Unimed-Rio fechou um contrato exclusivo de assessoria financeira com o banco Santander, que será responsável pela comercialização de ativos da cooperativa, uma das medidas previstas no plano de saneamento apresentado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Segundo o diretor financeiro da operadora, William Galvão, o banco já realizou uma avaliação prévia da viabilidade da cooperativa. Ele acredita que serão necessários ao menos 30 dias para que se possa ter alguma perspectiva de negócio:

– Primeiro, o Santander fará uma avaliação dos ativos, para identificar as potenciais operações e posteriormente os investidores. Não se fecha esse tipo de negócio da noite para o dia – explicou.

O principal ativo da cooperativa carioca hoje é o hospital na Barra da Tijuca, avaliado em cerca de R$ 700 milhões.

– No caso do hospital, podemos vender o imóvel e a operação – disse Galvão.

Questionado sobre a possibilidade da compra do prédio pelo Sistema Unimed, que arrendaria o imóvel à Unimed-Rio, que manteria a operação, Galvão disse não haver negociação em curso. A cooperativa tem ainda sete dos nove blocos do condomínio empresarial onde tem sede, na Barra, imóveis no Centro e em Benfica.

Na última sexta-feira, foi entregue pelo Ministério Público do Rio a hospitais, clínicas e laboratórios credenciados e ao Sistema Unimed a minuta do termo de ajustamento de conduta que tem como objetivo garantir o atendimento dos mais de 800 mil usuários da operadora.

Segundo o presidente do Sindicato dos Hospitais do Estado do Rio, Fernando Borgues, o setor deve enviar uma contraproposta ao MP hoje. Galvão disse que a rede tem apoiado a cooperativa.

× Como podemos te ajudar?