Diante de uma rotina agitada, nem sempre é possível praticar atividades físicas ou cuidar bem da alimentação. O sedentarismo e os maus hábitos alimentares têm contribuído para o crescimento de um problema que afeta cada vez mais a saúde dos homens: a obesidade masculina.

Pesquisas recentes concluíram que mais de 50% dos homens brasileiros estão acima do peso ideal. E embora o sobrepeso não signifique a existência de um quadro de obesidade, trata-se de uma informação preocupante. O excesso de peso, quando ignorado, pode levar ao desenvolvimento da obesidade e de outros males, como doenças cardiovasculares, apneia do sono e diabetes.

O post de hoje abordará as principais causas da obesidade masculina e como evitar essa condição tão grave para a saúde do homem. Confira:

O que causa a obesidade masculina?

As principais causas da obesidade masculina são o sedentarismo e a manutenção de dietas ricas em gordura e açúcar e pobres em frutas, verduras e legumes.

Entretanto, o estilo de vida não é o único responsável pela obesidade. Além das condições sociais e ambientais, aspectos genéticos, metabólicos e até psicológicos são responsáveis pelo aumento do peso acima dos níveis saudáveis.

Os efeitos da má alimentação e da falta de atividades físicas diferem entre cada homem, mas quando há predisposição genética para o aumento de peso, alterações metabólicas ou condições como estresse e depressão, os aspectos do comportamento são ainda mais decisivos para o estabelecimento da obesidade masculina.

Diante disso, é possível perceber que a chave para evitar o problema está na mudança de hábitos. Mas como conquistar um estilo de vida mais saudável?

Como evitar a obesidade?

Primeiramente, é preciso se conscientizar sobre da importância da alimentação saudável. Manter uma dieta equilibrada, que garanta o consumo adequado de todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo (dentre proteínas, vitaminas, sais minerais, carboidratos e gorduras) é fundamental não apenas para o emagrecimento, mas também para o combate de doenças como hipertensão, diabetes, infarto, gastrite e câncer.

Nesse sentido, a reeducação alimentar é o melhor caminho para prevenir a obesidade masculina. Trata-se de um processo que ensinará como os hábitos alimentares são cruciais em se tratando de emagrecimento e manutenção da saúde como um todo.

Considerando os cuidados diários com a saúde, a prática de exercícios físicos é outra atitude essencial para o homem que deseja combater ou evitar a obesidade. Os benefícios de atividades como natação, musculação ou uma simples caminhada são percebidos logo nos primeiros meses de prática regular.

Além da perda de peso, quem se exercita dorme bem, tem melhor rendimento nas atividades profissionais, diminui o estresse e mantém a saúde mental em dia. Cuidar da saúde mental e do estado emocional já é, por si só, um fator muito importante para a prevenção da obesidade.

Por que é preciso cuidar do emocional?

Muitos acreditam que o sofrimento emocional devido ao excesso de peso é exclusivo das mulheres. Mas os homens também sentem os efeitos da obesidade sobre a vida social, profissional e até afetiva.

Um aspecto preocupante são as questões relacionadas ao desempenho sexual. Disfunção erétil, ejaculação precoce e dificuldades com a autoimagem são alguns dos problemas enfrentados por aqueles que lutam contra a obesidade.

Os homens tendem a negligenciar esses aspectos da saúde, talvez por questões culturais, e acabam reconhecendo o problema do sobrepeso e decidindo procurar auxílio médico apenas quando o quadro de obesidade já em estágio avançado.

Assim, forma-se um ciclo vicioso no qual a obesidade gera desânimo, irritabilidade e, muitas vezes, depressão. Com o estado psicológico debilitado, o homem não consegue se comprometer com a mudança de comportamento e, assim, fica cada vez mais difícil vencer a luta contra a balança.

O desafio do combate à obesidade

A obesidade é um problema de saúde que tem atingido um número cada vez maior de homens. E para combater esse mal, é preciso manter um estilo de vida saudável. O desafio é cuidar não apenas da saúde física, mas ter atenção também para com a saúde emocional.

Por isso, o acompanhamento de especialistas e a abordagem multidisciplinar são fundamentais.

Fonte: Gastro Clínica.

× Como podemos te ajudar?