Vacina contra HPV nos homens previne câncer de pênis e verrugas.

No Ceará, mais de 180 mil jovens devem receber a nova vacina.

Pela primeira vez, a vacina HPV será disponibilizada para homens adolescentes de 12 e 13 anos. No Ceará, pouco mais de 182 mil meninos de 12 e 13 anos poderão se vacinar contra o HPV. A Secretaria da Saúde do Estado divulgou nesta quinta-feira (5) o calendário de vacinação do ano de 2017, com vacinas específicas para o público formado por crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes. (confira o calendário abaixo)

O objetivo da vacinação contra o HPV na população masculina é prevenir câncer de pênis e verrugas genitais. Por serem os responsáveis pela transmissão do Papilomavírus Humano (HPV) para suas parceiras, ao se vacinar os homens colaboram com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, prevenindo também casos de câncer de boca, orofaringe, bem como verrugas genitais em ambos os sexos.

Para os meninos e meninas de 12 e 13 será disponibilizada, pela primeira vez a partir de janeiro, a vacina meningocócica C (conjugada). Estudos apontaram a necessidade de doses de reforço da vacina meningocócica para garantir a proteção nessa fase da vida.

Nos adolescentes, a vacina garante proteção por prolongado período, até a idade adulta, com diminuição das taxas de incidência da doença em condições endêmicas. Assim, a vacinação de adolescentes proporcionará proteção direta, impedindo o deslocamento do risco de doença para esses grupos etários.

× Como podemos te ajudar?