A ascensão da genômica e da medicina personalizada abre um importante precedente para a transição da saúde voltada para uma abordagem mais voltada ao paciente no decorrer dos próximos 100 anos.

A tecnologia vem permitindo grandes avanços nos testes médicos permitindo que os médicos tenham uma visão mais completa do quadro de riscos de doenças mais complexas de maneira singularizada.

A tendência é que a medicina de precisão se torne uma prática cada vez mais difundida no atendimento, embora alguns testes genéticos e medicina de precisão estejam despontando para o mercado, é importante que os seus estudos e aplicabilidades avancem cada vez mais.

Conhecer a composição do DNA dos pacientes – sua composição genética e a composição genética de suas famílias irá permitir a prescrição terapêutica, farmacogenética e regimes de tratamentos mais eficazes e personalizadas para cada indivíduo.

A medicina personalizada vem para modificar o paradigma de gestão em saúde, isto é direciona uma terapia adequada para o paciente, reduz o erro de prescrição, diminuindo eventos adversos, potencializando a aderência ao tratamento, melhorando a qualidade de vida dos paciente, além de favorecer o controle dos custos em saúde.

Especialistas de Tecnologia da Informação (TI) afirmam que os pacientes poderão ser mais comprometidos em seus cuidados, em parte porque a tecnologia e os dados fornecerão informações que poderão ser acessadas com mais facilidade, ou seja, o paciente compreenderá seu estado de bem-estar em toda a sua rotina.

Na edição deste ano, da 47ª edição anual do Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça, líderes hospitalares, destacaram a importância dos dados dos pacientes na evolução dos cuidados de saúde.

Nesse ínterim, grandes sistemas de saúde começaram a integrar novos pontos de dados de pacientes para ofertar cuidados mais personalizados.

Referência: Saúde Business – 16.02

× Como podemos te ajudar?