A vida moderna é cheia de facilidades que nos tornam menos ativos, fazendo do sedentarismo um dos cinco maiores fatores de risco de mortalidade, por propiciar a obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Mas de quem é a responsabilidade de desenvolver hábitos saudáveis?
Passamos cerca de um terço do nosso dia em nosso trabalho, logo, é mais do que coerente que as empresas adotem estratégias para promover um ambiente de trabalho mais saudável, reduzindo o número de afastamentos por doenças, muitas delas decorrentes do desempenho das funções dos trabalhadores.
Veja agora 3 estratégias para implementar em sua empresa para estimular seus colaboradores a serem mais saudáveis!
1. Estimule hábitos saudáveis de alimentação
Mesmo as pessoas que trabalham meio período, em algum momento terão que se alimentar na empresa, e nessa hora a falta de planejamento é a pior inimiga.
Ofereça um ambiente para que seus colaboradores possam armazenar e preparar seus alimentos nos momentos de pausa e descanso. Um refeitório com geladeira, forno de micro-ondas e mesas e cadeiras pode estimular a equipe a preparar suas refeições de maneira saudável, sem ter que optar por alimentos industrializados, o que não é bom para a saúde — e nem para o bolso — quando feito frequentemente.
Os bebedouros instalados em diferentes pontos da empresa também são aliados e influenciarão o grupo a beber água frequentemente.
Outra dica muito importante é orientar a equipe a não comer em frente ao computador, para que façam as pausas adequadamente, aproveitando o momento para também descansar os olhos.
Essas dicas são importantes pois a nutrição interfere diretamente na disposição e produtividade, portanto, comer bem e beber bastante água pode significar mais disposição para o desempenho de tarefas cotidianas.
2. Incentive a movimentação durante o trabalho
Ferramentas como intranet, redes sociais e e-mails vieram para otimizar processos, mas também trazem um problema, já que as pessoas deixam de se dirigir a outro departamento, por exemplo, resolvendo grande parte das questões de trabalho pelo computador.
Oriente sua equipe a, sempre que possível, se levantar para receber um cliente, resolver alguma pendência em outro departamento, buscar uma impressão ou mesmo para encher suas garrafinhas ou canecas com água.
A prática de ginástica laboral, ou mesmo a contratação de um fisioterapeuta que realize alguns atendimentos de prevenção também é importante, tanto do ponto de vista do colaborador, que se sente valorizado e cuidado, quanto da empresa, que pode reduzir o número de afastamentos por doença.
3. Invista em ergonomia
Outra forma de estimular hábitos saudáveis é implementando uma consultoria em ergonomia em sua empresa.
Se os ambientes de trabalho fossem pensados do ponto de vista do bem-estar do trabalhador antes de serem montados não haveria necessidade de readequação. Então pense nisso sempre que for mudar o mobiliário ou realizar reformas no escritório.
Fatores como iluminação, adoção de uma postura adequada, regulagem da altura de cadeiras, mesas, bancadas e monitores podem ser responsáveis por uma redução drástica de afastamentos devido a doenças ocupacionais como DORT (Distúrbios ortomusculares relacionados ao trabalho), LER (lesão por esforço repetitivo), lombalgias, tendinites e muitos outros problemas.
Não são só as empresas que se beneficiam da implementação dessas estratégias e da adoção desses hábitos saudáveis — que proporcionam o aumento da produtividade e diminuição do absenteísmo devido à doenças ocupacionais. Os funcionários também são beneficiados e muitos começam a adotar um estilo de vida novo que, caso não tivesse o estímulo inicial na empresa, jamais aconteceria.
Fonte: Núcleo Health Care.