Chegou a época mais fria do ano! E há quem pense que, no inverno, pelo fato de suarmos menos, não tem a necessidade de beber a mesma quantidade de água tomada no verão, o que é um equívoco. Nesta época do ano, usamos mais roupas e isso faz com que a transpiração se torne intensa. Mesmo assim, o ar frio e seco “tira”, de certa forma, a vontade de hidratar-se.

O corpo, para manter-se aquecido, precisa produzir mais calor e, portanto, o suor aparece intensamente. É o que revela a nutricionista Liane Buchman, da Clínica BodyHealth, na Bodytech Eldorado. “Esse cenário desencadeia a desidratação. Por isso, para quem faz atividade física, é preciso ter cuidado redobrado com a hidratação, já que a perda de líquido é ainda maior.”

Não há uma quantidade ideal de consumo de água. Existem vários estudos indicando dois litros por dia. Mas para o nutricionista do Instituto do Atleta (INA), em São Paulo, André Pellegrini, o importante é ter uma hidratação fracionada. “Os estudos mostram que, no inverno, é preciso consumir de 300 a 600ml de água por hora”, relata o especialista.

Manter o nosso organismo hidratado é essencial para que tenha um bom funcionamento. Além de ajustar o processo digestivo, controla a temperatura do organismo e retira toxinas via urina e suor. Outro ponto importante é que a hidratação retarda o envelhecimento da pele, pois evita o ressecamento e rachaduras que facilitam a formação de rugas, além de mantê-la mais firme e saudável.

Para quem pratica atividade física, a hidratação se torna algo primordial. Evita cãibras, fadiga, elevação da frequência cardíaca, superaquecimento do corpo e até mesmo náuseas. “Treinos com mais de uma hora exigem cuidado com a hidratação, pois nesses casos, além do líquido, é necessário repor os sais minerais, principalmente o sódio, que atua na regulação de fluído e retém a água para manter o corpo hidratado”, diz Liane.

Leve sempre com você uma garrafinha de água. Tome o líquido de forma fracionada durante o dia todo. Lembre-se dos benefícios que ela pode dar a curto prazo e a longo prazo. No trabalho, no carro, na rua ou praticando exercício físico, não importa o momento, esteja diariamente hidratado para uma melhor qualidade de vida.

Veja algumas dicas da nutricionista Liane Buchman:

  • O recomendado é ingerir 500 ml de líquidos, duas horas antes da atividade física para promover hidratação adequada e ter tempo suficiente para a excreção da água ingerida em excesso.
  • Durante os exercícios, o ideal é beber água em intervalos regulares. O objetivo é ingerir líquidos em quantidade suficiente para repor toda água perdida pelo suor.
  • É importante que os líquidos sejam ingeridos em temperatura menores do que a temperatura ambiente (entre 15 e 22 graus).
  • A adição de quantidades adequadas de carboidratos e eletrólitos para eventos com duração de mais de uma hora é importante.
  • Em atividades de longa duração, pode-se adicionar sódio na solução de reidratação.
  • Alguns alimentos também podem auxiliar na ingestão de líquidos: frutas (melão, melancia, laranja), legumes e verduras (chuchu, pepino, alface), chás naturais (camomila, erva cidreira e mate) e sopas são excelentes opções para manter o corpo hidratado.

Fonte: Sua Corrida.

× Como podemos te ajudar?