03 de agosto 2017
As regras para trocar de operadora de plano de saúde deverão ser flexibilizadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde), que vai abrir uma consulta pública sobre o tema nesta quinta-feira (3).

“A ideia da agência é facilitar a portabilidade, a exemplo do processo feito no setor de telefonia, e estimular a concorrência”, afirma a diretora do órgão Karla Coelho.

Uma das principais mudanças será permitir que beneficiários de planos empresariais possam migrar para outras coberturas -individuais ou por adesão- sem pagar carência, caso se desliguem da empresa ou não.

Cerca de 1,7 milhão de pessoas perderam planos empresariais nos últimos dois anos, retração motivada pela alta do desemprego, aponta a ANS.

Outra mudança é que o beneficiário faça a portabilidade a qualquer hora. Hoje, há uma “janela” para pedir a transferência: 120 dias, contados a partir do início do mês de aniversário do contrato.

“Isso dificulta que um cliente insatisfeito troque de empresa imediatamente, sem que precise passar por um novo período de carência.”

Autor: Maria Cristina Frias
Referência: Folha de São Paulo

× Como podemos te ajudar?