De acordo com Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos não há evidência de transmissão dessa forma. Mas cuidados básicos de higiene na hora de manipular comidas devem ser seguidos

 

Uma pandemia de novo coronavírus faz com que muita gente se preocupe e tente entender todas as formas de evitar a doença. Uma das dúvidas de que muitas pessoas podem pegar uma doença através de alimentos. A resposta é que hoje não existe nada que evidencie uma contaminação por comida.

A Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos – EFSA) fez uma avaliação sobre o risco em outras epidemias causadas por vírus parecidos com o SARS-Cov-2, causador de novo coronavírus, e não foi constatada nenhuma saída por alimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, um OMS, ou um novo coronavírus precisa de um hospedeiro – humano ou animal – para se multiplicar. Ou seja, uma transmissão ocorre apenas de pessoa para pessoa, de forma direta, pela proximidade com um indivíduo contaminado ou indireto, tendo contato com uma superfície contaminada e não higienizando como mãos da forma correta.

Mas os cuidados na hora de manusear alimentos são sempre necessários, Veja algumas necessidades.

  • Lavar como mãos com frequência, usando água corrente e sabão ou algum outro produto de limpeza eficaz.
  • Esfregar bem como mãos, inclusive entre os membros dos dedos e punhos.
  • Não tossir, espirrar ou coçar o nariz enquanto estiver manipulando os alimentos.
  • Manter unhas curtas e sem esmaltes, além de evitar o uso de adornos como anéis e relógios, que podem acumular sujeiras.
  • Não fale ou avalie em cima de alimentos, superfícies ou usos usados para preparar os produtos.
  • Higienizar como superfícies e equipamentos.
  • Cozinhar bem os alimentos

Fonte: Estadão

× Como podemos te ajudar?