O Dia Mundial Sem Tabaco  – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotado desde 1988 pelos seus Estados-Membros  para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.

Em 2020, a campanha global da OMS tem como objetivo conscientizar os jovens sobre táticas de manipulação da indústria. Contudo, diante do cenário de saúde atual – com a pandemia do novo coronavírus em 2020 representando uma das maiores crises globais dos últimos tempos — o INCA optou por trabalhar a nova temática Tabagismo e coronavírus (Covid-19). Isso porque o tabagismo, também considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem papel de destaque no agravamento dessa crise.

Tabagismo e potencial risco para Covid-19

Fumantes parecem ser mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca. O uso de produtos que envolvem compartilhamento de bocais para inalar a fumaça — como narguilé (cachimbo d´água) e dispositivos eletrônicos para fumar (cigarros eletrônicos e cigarros de tabaco aquecido) — também pode facilitar a transmissão do novo coronavírus entre seus usuários e para a comunidade.

Além disso, o tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Os fumantes são acometidos com maior frequência de infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Por isso, é possível dizer que o tabagismo é fator de risco para a Covid-19 e que é um agravante da doença: devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.

Conheça mais sobre Tabagismo e coronavírus (Covid-19).

Materiais de apoio para as redes estaduais e municipais de controle do tabagismo, parceiros do controle do tabaco e demais interessados

Notas Técnicas – Alertas

  1. Alerta do INCA à população sobre tabagismo e coronavírus – Recomendações para auxiliar a parar de fumar
  2. Alerta do INCA sobre os riscos do tabagismo e do uso e compartilhamento do narguilé para infecção pelo Coronavírus (Covid – 19)
  3. O Dia Mundial sem Tabaco 2020 aborda o tema tabagismo e Coronavírus (Covid-19)
  4. Esclarecimento à Rede Nacional de Coordenadores do Programa Nacional de Controle do Tabagismo – Programa de Cessação do Tabagismo

Materiais informativos

  1. Leis que podem reduzir o impacto do tabagismo na Covid-19
  2. Perguntas frequentes: tabagismo e Coronavírus (Covid-19)

Artigos científicos

  1. SZKLO, André S. Associação entre Fumar e Progressão para Complicações Respiratórias Graves em Pacientes com Covid-19. Revista Brasileira de Cancerologia 2020; 66(2): e-03974. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/974/587 Acesso em: 22 abr. 2020.
  2. WEI L., et al. Analysis of factors associated with disease outcomes in hospitalized patients with 2019 novel coronavirus disease. Chinese Medical Journal. Feb 28, 2020. Disponível em : https://journals.lww.com/cmj/Abstract/publishahead/Analysis_of_factors_associated_with_disease.99363.aspx (abre em nova janela). Acces: 25 mar. 2020.

Fonte: INCA e Dia Mundial Sem Tabaco 2020

× Como podemos te ajudar?