Oferecer mais saúde e bem-estar para sua equipe pode reduzir custos do plano de saúde empresarial

Empresas que realizam campanhas ou promovem ações preventivas por meio de calendário anual, reduzem a utilização do plano de saúde entre os funcionários, sem deixar de cuidar da qualidade de vida e bem-estar dos mesmos. Essa diminuição do uso do plano promove menor custo para o RH das empresas, na renovação ou contratação do plano, em algumas situações.

Ter um plano de saúde pela empresa é um benefício que brasileiros valorizam por considerar este serviço essencial para uma vida melhor e mais saudável. Um dos indicadores de que o benefício traz resultados positivos para ambas as partes, é que 31% de pessoas saudáveis e felizes são consideradas mais produtivas.

Nesse sentido, separamos três pontos de atenção que a sua empresa deve observar para reduzir o custo na contratação de um plano de saúde empresarial, e manter o cuidado à saúde para proporcionar mais qualidade de vida aos colaboradores. 

Ações Preventivas

Acompanhamento de internações, gerenciamento de saúde, especialmente para pacientes crônicos, gestantes e crianças, contratação de profissional habilitado para a prática de ginástica laboral e investimento em ergonomia e até mesmo convênio com academias, são ações que incentivam os funcionários a cuidarem da saúde de forma preventiva. 

Nesse sentido, quanto menor a incidência de problemas de saúde, menor será o número de vezes que será preciso usar o plano.

Campanhas anti tabagismo e uso excessivo de álcool, palestras e intervenções artísticas para falar sobre a prevenção de IST – Infecções sexualmente transmissíveis e outros temas de maneira mais descontraída e impactante. Avaliações nutricionais na empresa, dupla psicossocial na empresa, para apoio, entre outros, são programas que podem ser implementados para complementar o benefício do plano de saúde. Vale destacar que a dupla psicossocial não substitui o atendimento clínico. É apenas uma opção a mais para mediação de conflitos e questões internas da empresa.

Conscientização sobre o uso do benefício do plano de saúde empresarial

Se consultar várias vezes, em um curto espaço de tempo, mesmo sem necessidade, contribui para o aumento da sinistralidade. Agendar retorno antes do resultado de exames, ou muito tempo depois, sendo necessário realizá-los novamente, também. Alertar os colaboradores sobre essas práticas é essencial para reduzir custos.

Afinal, o número de procedimentos realizados e o valor pago para o plano de saúde empresarial se baseia nesta relação. Sendo assim, usar o plano de forma consciente pode reduzir o valor do reajuste

Coparticipação

A coparticipação é uma alternativa que, ao mesmo tempo que auxilia na consciência do uso adequado do plano, reduz os custos das empresas. Adotar o sistema de coparticipação, faz com que a empresa mantenha o benefício e tenha uma fração dos custos abatida de sua folha de pagamento. 

Rede Credenciada

Se sua empresa não possui funcionários que viajam a trabalho, o plano de saúde empresarial não precisa ter cobertura nacional. Outro ponto é baseado no uso. Esse, no momento de renovação, pode ser o grande divisor de águas. Em outras palavras, se a rede credenciada for extensa, mas o uso por parte dos colaboradores por baixo, é possível mapear isso e contratar um plano com uma rede credenciada menor e manter a qualidade. Vale destacar que para isso, tanto seu corretor quanto o plano escolhido devem ser confiáveis.

A todo momento surgem novas operadoras, por isso a credibilidade e confiabilidade devem pesar na hora de uma contratação e/ou renovação. Nesse sentido, há sempre um plano de saúde adequado e personalizado para o perfil da sua empresa.

De modo geral, as operadoras solicitam um aviso de 60 dias corridos para cancelar um contrato, sem multa, no caso de uma troca antes do reajuste anual. Sendo este, no caso, o melhor momento para essa mudança. Portanto, planejar e estudar essa alteração, quando for o caso, com antecedência, é essencial. E lembre-se: contar com o apoio de um corretor de confiança faz toda diferença. 

× Como podemos te ajudar?